Não sei se vocês repararam, mas hoje em dia, está na moda esses jovens que se auto-intitulam "nerds". Não é porque você tem um gadget com internet, usa camiseta de videogames e gosta de seriados, que você é um nerd. Ser nerd é outra coisa.
Mas enfim, vejam este pequeno diagrama, que exemplifica as personalidades:
Aqui temos 3 elementos básicos para definir uma personalidade nerd:
Inteligência
Inaptidão Social
Obsessão
Quando falo de inteligência, falo de uma pessoa com conhecimento muito grande em um determinado assunto, por exemplo, os hackers, que possuem conhecimento absurdo em informática e suas vertentes.
Inaptidão social refere-se à uma pessoa que não se sociabiliza (ou pelo menos detesta isso) e faz de tudo para ficar isolado da sociedade.
Obsessão está ligada a gostar muito a ponto de colecionar tudo a respeito de qualquer coisa. Existem pessoas obcecadas por Star Wars, assim como existem pessoas obcecadas por Magic Cards.
Portanto, temos:
Dweebs (Inteligência + Inaptidão Social): São pessoas muito conhecedoras em vários assuntos, mas eles não se sociabilizam, achando que não terão como adquirir conhecimento com outras pessoas. Eles são totalmente apegados aos estudos e preferem ficar enclausurados à eles.
Geeks (Inteligência + Obsessão): São pessoas inteligentes por natureza e adoram colecionar coisas, normalmente de séries de TV, filmes e videogames. Se vestem diferente das pessoas, deixando claro que realmente são diferentes. Os geeks mais comuns usam óculos grandes, com armações grossas. São fanáticos por HQs, filmes, internet. A diferença entre eles e o nerd propriamente dito, é que eles têm uma vida social muito ativa.
Dorks (Obsessão + Inaptidão Social) É mais nerd de todos os tipos. Tem excessivo gosto por todos os assuntos do universo nerd e tem total aversão à sociedade e esportes.
Outras ramificações:
Hipsters: Confundido com geek, mas usam as roupas deles somente por estética. Não têm muito conhecimento sobre os assuntos de interesse nerd;
Hackers: Confundido com os Crackers. É um nerd com profundo conhecimento técnico em computadores, programação e suas vertentes. Mas falarei sobre isso em outro post.
Gamers: Fans e compulsivos em videogames. Tem total conhecimento em sobre todos os consoles e games da mais diversas plataformas;
Retro-Gamers: Fans e compulsivos em videogames em 8 e 16 bits. Pra eles, o Atari foi o melhor videogame já inventado e não o troca por nada;
Cards-Gamers: Fans e compulsivos em Cards (Yu-Gi-Oh, Pokémon, Magic, etc.);
Board-Gamers: Fans e compulsivos em jogos de tabuleiros;
RPGistas: Fans e compulsivos em jogos de RPG (Role Playing Game);
Otakus: Fans e compulsivo por Animes, Mangás, Cosplay e pela cultura japonesa;
Fanboys: Fans e compulsivos por determinado console, desprezando os demais:
- Caixistas, obcecados pelo X-Box, Microsoft e seus produtos;
- Sonystas, pelo Playstation, Sony e seus produtos;
- Nintendistas, são obcecados pela Nintendo e seus produtos, obviamente;
- Pcistas, obcecados apenas pelos Computadores como plataforma de jogos.
Temos também os Fanbases ou Fandons: Fans e compulsivos por uma ou conjunto de obras específicas, como:
- Lord of The Ring Fans, universo Senhor dos Anéis;
- Star Warriors, universo Star Wars;
- Trekkers, universo Guerra nas Estrelas;
- Babylon V'ers, universo Babylon 5;
- eXcers, universo Arquivo X;
- Potteretes, do universo Harry Potter;
- Gaters, do universo Star Gate, entre outros...
Via Wikipedia, Info #303.